Como “O Clube de leitura de Jane Austen” foi o último filme resenhado no blog, decidi utilizar o mesmo tema “Jane Austen” como um gancho para essa nova resenha.
Apesar do título, Amor e Inocência não é mais uma obra da autora que foi adaptado para o cinema, não. Essa é a história real daquela que escreveu seis das mais importantes obras da literatura inglesa, como Orgulho e Preconceito.
Se você é dessas pessoas que retorcem o nariz para um filme biográfico julgando-o chato, dê uma chance a Amor e Inocência. O filme é maravilhoso, tem um ritmo ótimo e, na minha opinião, não peca em nada!
O roteiro foi muito bem construído. A todo o momento a história revela situações em que Jane Austen (interpretada por Anne Hathaway) mostrar ser exatamente igual às heroínas de seus romances: uma garota inteligente, de caráter independente e ainda assim muito sensível.
Numa sociedade inglesa onde a única opção que uma mulher tem para fugir de uma vida medíocre é casando-se com um bom partido, o sonho de Austen é casar-se por amor, assim como seus pais. Para ela pouco importa a vida que irá levar, se for uma vida feliz a seu ver. Então, um dia chega à Hampshire um jovem orgulhoso e arrogante, que com o passar do tempo dá a Jane o amor com o qual ela sempre sonhou. A partir daí a história só melhora e aos poucos mostra o processo criativo de Primeiras Impressões, que posteriormente mudara para Orgulho e Preconceito.
Além disso, Amor e Inocência tem uma fotografia belíssima e uma palheta de cores bem colorida, divertida, porém nada exagerado, que combina perfeitamente com o universo cômico que a autora mostra em seus livros. O filme também tem uma trilha sonora que parece ter saído de um conto de fadas, e combina perfeitamente bem com as locações de clima bucólico rural europeu (chique, né?, rs).
A coragem de Jane Austen não deixou as normas da sociedade se imporem sobre ela, e a sua imaginação lhe deu a liberdade de escolher como viver. Sem dúvida, ela tem uma história de vida tão inspiradora quanto seus romances.
Então, nesse fim de semana, dá uma passadinha ali na locadora ou procure ele aqui mesmo na internet. Só não deixe de assistir!
- Título original: Becoming Jane
- Direção: Julian Jarrold
- Gênero: Romance
- Duração: 120 min.
- Distribuidora: Focus Filmes
- Elenco: Anne Hathaway, Julie Walters, James McAvoy, Maggie Smith, Jessica Ashworth.
Parece ser bem interessante.
ResponderExcluirEu já assisti um que era sobre a Jane
Austen também...Mas não era tão bom...
Sou apaixonada por filmes,quem sabe eu
não goste desse.
Um enorme Abraço.
Atenciosa Fernanda;
http://youknowloveme.blogspot.com/
Se não conhece nosso blog venha conhecer.
Parece ser um filme muito bom!
ResponderExcluirAcredita que nunca li nada da Jane Austen???
#shameonme
Bjs
Mari
Psychobooks
Estou com muitas vontades de ler os livros da Jane! De filme eu gostei muito de Orgulho e preconceito! Este deve ser bom tb ;O hehe
ResponderExcluirBeijos
Carol {SobreUmLivro}
Sou fãzona da Jane Austen, o filme em si é bom... Mas quanto a biografia eles pecam, muita coisa inventada, sabe? Pouco fiel...
ResponderExcluirAdorei a resenha e sou louca pra ver o filme, mas não acho que é biográfico... Aliás, sempre achei que fosse ficção mesmo. ^^
ResponderExcluirAinda assim adorei os atores xD
Austen é diva (L)
Beijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Sabe.. eu achei o filme super fraco. Gostei, mas achei fraco ainda.
ResponderExcluirhttp://historiasnaestante.wordpress.com/