domingo, fevereiro 06, 2011

RESENHA: Cheio de Charme - Marian Keyes

Cheio de CharmeQuatro mulheres diferentes. Um homem terrivelmente sedutor. E o segredo sombrio que conecta a todos. Esse é Cheio de Charme. A estilista Lola tem todos os motivos para chocar-se com a notícia do casamento: apesar de ser a namorada do cara, ela não é, definitivamente, a noiva. Já a jornalista Grace conheceu Paddy há muito tempo, mas por algum motivo não consegue esquecê-lo. Marnie, casada e com filhos, não tira da cabeça o político conquistador, seu amor adolescente. E Alicia, a noiva, fará de tudo para preservar seu reinado.
____________________
-Como todos quase todos os livros da Marian, esse não podia faltar as histórias múltiplas que se conectam de alguma forma e a variedade de personalidades e tipos diferentes de mulheres. Esse foi um dos livros mais compridos que eu já li dela, são quase oitocentas páginas do mais puro chick-lit.

Só que esse livro, diferente de todos os outros, traz todo o tipo de polêmica misturada no enredo. São todos temas sérios que ela consegue mesclar com o toque de humor presente na história. 

Confesso que antipatizei com uma personagem criada por ela, a Marnie. Sempre quando chegava a parte dela eu parava de ler e deixava para depois. Ela é uma personagem totalmente depressiva e problemática e a sua história e atitudes me irritavam profundamente durante o livro.

A principal e de certa forma a minha preferida foi a Lola. Apesar de no começo ela ser um pouco exagerada, bem no estilo Marian de sofrer depois de ser largada, no desenrolar da história foi com ela que mas dei risada sozinho.

Mesmo que esse não seja o meu preferido da Marian, gostei muito de como ela abordou os mais diversos assuntos, em especial um que nunca tinha ouvido falar e que era profundamente ignorante em relação à ele. Às vezes existiam momentos em que tinha um pouco de preconceito e aos poucos fui perdendo e, como a Lola que foi a maior afetada, fui até achando normal. (matando leitores de curiosidade)

Achei interessante que em cada nova parte, que é de uma personagem diferente, a diagramação traz uma fonte diferente e assim essa fonte se torna a da personagem. Assim quando a personagem aparece denovo, já sabemos pelo fonte usada.

A linguagem usada é super informal, ao invés do muito utilizado 'estou' no livro deixaram apenas 'tô'. O que é muito difícil de ver nos livros ultimamente. Não gosto muito desse tipo de mudança, mas achei interessante mostrar a linguagem falada quando os personagens se manifestam.

Eu sou um pouco suspeito para recomendar um livro da Marian Keyes, já li quase todos e tenho um carinho especial por cada um deles. Então, se você gosta de chick-li + livros enormes = M. Keyes é a escolha correta, além, é claro, de saber que vai desembolsar uma boa quantia em dinheiro.

"Entrei no meu cubículo. Olhei pra minha vida que não significava nada e pensei: estou completamente só. E vai ser assim pro resto da vida. Não é uma questão de autopiedade. Estou simplesmente encarando os fatos "

"- Como vai o romance? - Apontei para o livro de Bid.
- Não é romance, é erótico. É a história de uma garota chamada Susie que vai para a cama com todo mundo. Bobo, bem bobo, mas as partes de sexo são boas.
- Certo! Que amor! "
 
4/5 

8 comentários:

  1. João Paulo, adorei a resenha.
    E me deixou muuuuito curioso quanto ao livro. O meu só chega mês que vem (comprei no Saraiva junto com um livro em pré-venda, e como eles só mandam o pedido quando tooodos os livros estiverem com eles, acabei dançando e vou ter que esperar "Tormenta" ficar disponível).
    Até lá eu morro de vontade de ler este livro. Vai ser meu primeiro da Marian Keyes.
    Tenho aqui em casa o "Casório?!". É bom tambem??? Ainda não li, pois estou esperando o "Cheio de Charme". Mas, ele é bom tambem???

    ResponderExcluir
  2. Rubens, 'Casório' foi o primeiro livro que eu li dela..pra falar a verdade não lembro direito.

    Faz muito tempo que eu li! : S

    ResponderExcluir
  3. J.
    não me mate tá?
    Agora vou me morder de curiosidade pra saber qual é o problema que vc tinha preconceito... ADOOOOORO ler coisas polemicas.. se tem humor no meio melhor!
    Não li nada dela ainda... São bem $$..uh.. e ando numa ressaca... to a 4 dias pra ler um livro pequeno, imagina um livro como esse? rs
    Gostei mt da resenha! Fiquei super a fim de ler!!
    Vc está incansavel hein... lendo tu-do!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. cheio de charme tá bombando! ainda não li nada da keys, mas espero fazer em breve, nem que seja via livro de bolso xD
    assim como a evellyn, quero saber o problema da marnie, ô curiosidade a minha ehuehuehe
    gostei bastante da sua resenha, parabéns!
    beijos,
    bibs
    Nooblandia

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha! Me deu muita vontade de ler este livro agora .. me parece ser muito bom! Acho que o preço ainda esta salgado mais me parece que vale a pena ein hehe
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  6. Caroline, o preço é bem salgado mesmo...acabei lendo emprestado!

    J.

    ResponderExcluir
  7. nunca li nenhum livro dessa autora
    parece ser legal
    qnt a serie the house of night
    realmente as capas não são as melhores
    as capas em inglês saum um pouquinhos melhores ^^

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu tô ele aqui, tava doido pra comprar, e realmente ele tem um precinho bastante salgado, mas está na minha pilha de leituras, estou chegando perto dele.

    ResponderExcluir