Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.
_____________________________________
- Esse é um daqueles livros que estava super relutante em começar a ler. Li a sinopse e fiquei sem expectativa/vontade de ler sabe? É uma história normal até, sem atrativos na minha opinião. Fala sobre circo, eu odeio circo. Agora, você me diz - Por que diabos eu fui ler esse livro? Também não sei, rs.
Peguei emprestado, com aquela capa com o carinha de Twilight. Não gosto de capas de filmes, acho desnecessário, mas afinal de contas nada disso importa. Eu estava errado, apesar de não gostar de nada disso citado acima, eu adorei o livro.
A história é contada na forma de flashbacks, a partir do momento em que um circo se estabelece perto da casa de repouso, Jacob começa a se lembrar dos bons tempos da juventude no circo e todas as memórias que ele teve por lá.
Gostei bastante da escrita da autora, é simples e por causa disso ela não enfeita e nem deixa mais feio do que realmente é. Afinal de contas, gostei de saber como funciona um circo, mesmo que seja um antigo.
Adorei os personagens, principalmente os principais - Jacob e Marlena e não tem como não se simpatizar com a elefanta Rosie.
Faço veterinária e mesmo estando no primeiro ano de curso, achei interessante os procedimentos que o Jacob se envolve e justamente por causa deles é que ele é importante para o circo. O circo é decadente, animais morrendo, pessoas vivendo em condições mínimas de higiene e pra quem gosta de animais é até cruel, o que acontece em alguns momentos.
Enfim, como havia dito, gostei muito dessa escrita real da autora. Não sei se vou acompanhar o trabalho dela, mas 'Água para Elefantes' figura na minha lista de favoritos!
"Não adianta. Mesmo quando olho direto nos olhos leitosos e azuis no espelho, não me encontro mais. Quando deixei de ser eu?"
4,5/5