segunda-feira, novembro 14, 2011

RESENHA: Água para Elefantes - Sara Gruen

Água para ElefantesDesde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.



Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. 

É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.



_____________________________________

- Esse é um daqueles livros que estava super relutante em começar a ler. Li a sinopse e fiquei sem expectativa/vontade de ler sabe? É uma história normal até, sem atrativos na minha opinião. Fala sobre circo, eu odeio circo. Agora, você me diz - Por que diabos eu fui ler esse livro? Também não sei, rs.

Peguei emprestado, com aquela capa com o carinha de Twilight. Não gosto de capas de filmes, acho desnecessário, mas afinal de contas nada disso importa. Eu estava errado, apesar de não gostar de nada disso citado acima, eu adorei o livro.

A história é contada na forma de flashbacks, a partir do momento em que um circo se estabelece perto da casa de repouso, Jacob começa a se lembrar dos bons tempos da juventude no circo e todas as memórias que ele teve por lá.

Gostei bastante da escrita da autora, é simples e por causa disso ela não enfeita e nem deixa mais feio do que realmente é. Afinal de contas, gostei de saber como funciona um circo, mesmo que seja um antigo. 

Adorei os personagens, principalmente os principais - Jacob e Marlena e não tem como não se simpatizar com a elefanta Rosie. 

Faço veterinária e mesmo estando no primeiro ano de curso, achei interessante os procedimentos que o Jacob se envolve e justamente por causa deles é que ele é importante para o circo. O circo é decadente, animais morrendo, pessoas vivendo em condições mínimas de higiene e pra quem gosta de animais é até cruel, o que acontece em alguns momentos. 

Enfim, como havia dito, gostei muito dessa escrita real da autora. Não sei se vou acompanhar o trabalho dela, mas 'Água para Elefantes' figura na minha lista de favoritos!

"Não adianta. Mesmo quando olho direto nos olhos leitosos e azuis no espelho, não me encontro mais. Quando deixei de ser eu?"

4,5/5 

sábado, novembro 12, 2011

RESENHA: An Abundance of Katherines - John Green

An Abundance of Katherines
Quando se trata de relacionamentos, o tipo de Colin Singleton são garotas chamadas Katherine.  E como se trata de garotas chamadas Katherine, Colin é sempre abandonado. Dezenove vezes, para ser exato.
____________________________
- Confesso que a sinopse era maior, mas como o plot central é justamente esse, não achei importante contar muito do resto.

Esse é mais um daqueles livros que comprei no Better World Books, usado e com status de Good, só foi chegar na minha casa depois de 2 meses, sim...isso mesmo. Mas, isso é algo que já me acostumei e pelo preço, nem me importo tanto com a demora. 

Como na sinopse, Colin é chutado 19 vezes por garotas com o mesmo nome. Ele é tipo um gênio que não deu certo, super inteligente....mas nada extraordinário, que poderia trazido coisas boas para ele. É depois da 19ª Katherine ter dado o fora, que ele vai junto de seu amigo em uma road trip. 

É nessa road trip bem sem destino que eles vão parar em uma cidade que nem lembro mais o nome (já faz umas 3 semanas que já li! : S) e é lá onde tudo acontece. Colin desenvolve um teorema meio fail, arruma um emprego e se torna amigo de uma Lindsay.

Foi o primeiro livro que li do John Green e depois de todo aquele alvoroço em torno de 'Looking for Alaska' tentei escolher um título dele que me interessei, mas nem tinha expectativas. Fiquei surpreso por ele ter uma escrita e caracterização de personagens bem parecida com do David Levithan de Boy Meets Boy. São personagens tão incomuns e ao mesmo tempo tão bem descritos, com manias e sentimentos tão reais, que é quase possível acreditar que você possa encontrá-los algum dia.

Achei a história no mínimo original, por isso da minha escolha. O final foi bem satisfatório, algo que faz tempo que não leio, já que devido ao tanto de séries lançadas, é difícil achar algum livro individual.

Já comprei 'Looking for Alaska' e já sei o que esperar. Agora só me falta arranjar tempo! 

"I've always felt like the Katherines dump me right when they start to see what I look like from the inside. If could people could see me the way I see myself - if they could live in my memories - would anyone, anyone love me?"

4/5