domingo, fevereiro 26, 2012

RSENHA: Jane Eyre - Charlotte Brontë (Versão em Português)

Eu já havia feito uma resenha sobre o livro (que você pode encontrar aqui), mas em inglês. Levei em consideração o tamanho, porque querendo ou não, em inglês o livro aumenta e reclamei sobre isso e sobre a dificuldade do inglês mas arcaico no modo de falar da época. Agora, essa resenha é totalmente baseada na edição em português. Espero que gostem!
__________________________________________________________

Muito antes de ter esse livro em mãos eu e João comentamos várias vezes do desejo que tínhamos em ler Jane Eyre, e a cada conversa a vontade só aumentava.

Eu já havia lido O morro dos ventos uivantesque é um dos meus livros favoritos! — e não via a hora de poder ler alguma outra coisa das irmãs Brontë.

Diferente de João, eu não tenho um inglês bom o bastante para poder encarar as numerosas páginas de um livro — ainda mais quando este foi escrito em 1847 —, então a minha única solução é ler em português. Porém, encontrar uma (boa) edição de Jane Eyre não é tão fácil quanto achar uma de O morro dos ventos uivantes; mas posso dizer que consegui uma ótima edição e fui muito feliz com isso!

Minha edição é da BestBolso (ISBN: 978-85-7799-201-0). Tem uma excelente tradução da escritora Heloisa Seixas, que conseguiu deixar o texto com uma linguagem simples, nada cansativa e muito estimulante. Antes de Jane Eyre eu olhava meio torto para essas edições de bolso (vamos confessar que esses livros raramente ficam bonitinhos na estante), mas passei a vê-los como uma mão na roda quando se precisa de um título que dificilmente é traduzido.

O que torna Jane Eyre o meu livro favorito (de todos!), assim como as irmãs Brontë, são as minhas queridinhas, é que ele vai muito além do mero romance que lhe é proposto. Se engana quem pensa que o livro fala apenas do amor platônico e quase (eu disse quase) impossível entre uma humilde preceptora e seu patrão — o que tinha tudo para se tornar um belo conto de fadas, não é verdade? Mas não. Jane Eyre, antes de tudo, fala da trajetória de uma jovem de 18 anos, sozinha no mundo, sem família ou amigos, que tenta sobreviver por si mesma num mundo hostil, utilizando-se apenas do seu intelectual, já que a pobre Jane não é bem atribuída de beleza física.

E entre as várias passagens que tenho sublinhadas no livro a minha favorita é essa — onde Jane Eyre decide abandonar o internato Lowood, buscando crescer e fazer sua própria vida:

“Mas agora eu me lembrava de que o mundo real era vasto, e que uma quantidade enorme de esperanças e medos, de sensações e emoções, estava à espera daqueles que ousassem sair por ele afora, buscando, em meio a seus perigos, o verdadeiro conhecimento do que é a vida.”

Diferente de alguns livros de Jane Austen, onde as heroínas esperam por um ótimo casamento que irá tirá-las da pobreza, Charlotte Brontë defende, através de Jane Eyre, que a mulher é a única responsável pela sua independência, e deve buscar, sim, a vida que deseja! Sem temer ao trabalho duro, aos julgamentos dos outros ou aos obstáculos que irá enfrentar, inevitavelmente.

Vejo Jane Eyre como um livro inspirador sobre coragem, fé e caráter. Jane passou por várias situações onde ela podia se desvirtua-se, mas Jane sabia bem quem era, tinha seus princípios e jamais os abandonou ou traiu a si mesma, independente do que acontecesse.

Para mim, Jane Eyre não é apenas uma personagem que me tocou, mas é uma amiga querida, que sempre mantenho por perto.
____________________________________________ 

* RESENHA feita pelo Stênio de Silva - Quer reclamar/falar mal da Charlotte e as suas sisters se liga no Skoob dele, rs. - gostou da propaganda do mal Stênio!?

PS: Como a resenha não foi escrita por mim não tem o esqueminha de cotação!

5 comentários:

  1. Clássicos são clássicos né? E todo mundo é completamente apaixonado pela Jane Austen que eu sinto que ela merece todo esse sucesso. Nunca li nada dela, Orgulho e Preconceito já tá a anos na minha estante me esperando, mas vou pegar logo para ler! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada das irmãs Brontë, mas quero mudar isso o quanto antes... infelizmente, meus conhecimentos sobre clássicos são meio falhos! o.O
    Adorei a resenha! Deu vontade de ler...
    Abração,
    Paty Algayer - http://www.magicaliteraria.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha meninos!
    Jane Eyre é um livro MARAVILHOSO
    eu já li e reli e não me canso,
    ainda não conhecia essa edição! *_* #fiqueitentada

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca li o Morro dos ventos uivantes, mas tenho curiosidade.. já que muita gente comentando falando bem e mal, mas esse Jane Eyre me fez querer ler pelo trailer que eu vi esses dias da adaptação que fizeram, só não baixei porque quero tentar ler o livro antes. E agora que você falou dessa versão de bolso que tem uma linguagem boa eu vou procurar para comprar *-* Obrigada pela resenha, beeijos!!

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom o livro, mas na resenha falou basicamente da escritora não sobre o livro '-'.

    ResponderExcluir