domingo, maio 08, 2011

RESENHA: A Estrada da Noite - Joe Hill

A Estrada da NoiteUma lenda do rock pesado, o cinquentão Judas Coyne coleciona objetos macabros, por isso, quando fica sabendo de um estranho leilão na internet, ele não pensa duas vezes antes de fazer uma oferta. Por 1.000 dólares, o roqueiro se torna o feliz proprietário do paletó de um morto, supostamente assombrado pelo espírito do antigo dono. Mas tudo muda quando o paletó finalmente é entregue na sua casa, numa caixa preta em forma de coração. Desta vez, não se trata de uma curiosidade inofensiva nem de um fantasma imaginário. Sua presença é real e ameaçadora.
O espírito parece estar em todos os lugares, à espreita, balançando na mão cadavérica uma lâmina reluzente - verdadeira sentença de morte. O roqueiro logo descobre que o fantasma não entrou na sua vida por acaso e só sairá dela depois de se vingar. O morto é Craddock McDermott, o padrasto de uma fã que cometeu suicídio depois de ser abandonada por Jude.
Numa corrida desesperada para salvar sua vida, Jude faz as malas e cai na estrada com sua jovem namorada gótica. Durante a perseguição implacável do fantasma, o astro do rock é obrigado a enfrentar seu passado em busca de uma saída para o futuro. 
Ancorando o sobrenatural na realidade psicológica de personagens complexos e verossímeis, Joe Hill consegue um feito raro: em seu romance de estréia, já é considerado um novo mestre do suspense e do terror.
___________________________
- Quando tive a oportunidade de trocar um livro meu por esse, não pensei em outra coisa a não ser aceitar logo. Estava muito curioso para ler e tirar as minhas próprias conclusões de um livro que já tinha recebido várias avaliações boas.

Primeiramente, fazia muito tempo que não lia um livro sobre fantasmas ou qualquer coisa com a temática terror. Apesar desse não ser terror mesmo, mais puxado para um suspense na minha cabeça, gostei muito da história.

O conjunto roqueiro com coleção de coisas estranhas que compra um paletó com um fantasma, mais a ideia de tudo errado, me agradou muito. Já tinha lido alguns livros do Stephen King, mas a escrita do Joe Hill me deixou mais satisfeito como leitor.

As descrições são o grande forte do livro, como é um livro que fala sobre um fantasma, a função de uma descrição bem feita  é essencial. Tem que fazer você se sentir dentro do livro, dentro do cenário que se passa a história e o autor do livro faz essa função muito bem. Mas apesar disso, as descrições me deixam um pouco impaciente, às vezes, parece que é pura enrolação para as partes importantes. Então, para mim, livro com descrições exageradas é livro ruim, tem que ser no ponto.

Adorei os personagens, o autor criou personagens tão bem caracterizados que poderiam existir na vida real, com defeitos, qualidades. Enfim, todo o mistério criado em torno do fantasma é muito bem explicado e resolvido. Mas, continuo achando meio sem noção o propósito da venda do fantasma.

Demorei muito tempo para concluir a leitura, tudo por causa da versão que eu recebi, o livro é curtinho mas as letras são minúsculas, um problema gigante para quem tem problema de visão. Outro culpado pela demora, foi justamente eu meio que saber o tal desfecho.

"Nos tempos do colégio ele enfiou a bala de fuzil numa tira de couro e usou-a em volta do pescoço até o diretor confiscá-la. Jude se admirava de não ter encontrado um meio de matar alguém naquela época. Possuía todos os elementos-chave de um estudante atirador: hormônios, angústia, munição. As pessoas não entendiam de que forma algo como Columbine podia acontecer. Jude se perguntava por que não acontecia com mais frequência."

3/5

8 comentários:

  1. A temática desse livro, é um pouco nova pra mim, apesar de que livros assim, eu não curto muito...

    Mas fiquei curioso pela história do livro... Diferente, mas uma coisa você tem razão: livros com exageros nos detalhes e descrições completas, realmente seguem na linha de literaturas enfadonhas e ruins.

    ResponderExcluir
  2. estou com esse livro p ler ja tem algum tempo, comecei mas parei! qro ver se volto a ler, li o pacto do msm autor e adorei!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de livros nesse estilo =x

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece ler bem bacana, eu gosto do gênero. Espero que eu tenha a oportunidade de ler logo (: Adorei sua resenha, ficou boa.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing.

    ResponderExcluir
  5. olha, tem selinho pra vc no meu blog http://titulosdelivros.blogspot.com/2011/05/selin...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Sabe J.
    apesar do Joe Hill sempre receber boas criticas nunca tenho mt vontade de ler livros dele... Mas esse, ainda mais agora lendo sua resenha (a 2ª que já li), me pareceu interessante mesmo. E eu gosto de historias sobre fantasmas...
    A parte da descrição talvez não me agrade tanto, mas dependendo de como foi desenvolvida pode ser mesmo fundamental!

    Bjss
    Hey Evellyn!

    ResponderExcluir
  7. Minha edição é igual a sua. As letras são realmente muito pequenas.
    E concordo com você sobre os personagens, eles são muito bem construídos!

    Bjs
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Nunca li nada com fantasma, parece ser bem interesante, pois eu adoro mistério. Irei ler mais resenhas :)

    Beijos!
    http://historiasnaestante.wordpress.com/

    ResponderExcluir